top of page
images.jpeg

HARAMBEE

O Harambee foi lançado informalmente em 2002, por iniciativa da comissão organizadora da canonização de São Josemaria Escrivá (1902-1975), fundador do Opus Dei, que deu aos participantes nesta cerimónia a possibilidade de contribuírem com um mínimo de 5 euros, destinados ao financiamento de programas de educação em África. Os fundos reunidos nesta altura foram aplicados em 24 projetos na África subsariana ao longo dos anos de 2003 a 2005. Depois de em 2006 se lançar uma nova campanha de angariação de fundos, em 2008 é constituída a Harambee África International, uma associação sem fins lucrativos com sede em Roma, que coordena os diversos comités nacionais Harambee. Os pólos operam de forma independente na angariação de fundos para a cooperação e na difusão da realidade africana. Uma vez por ano, os representantes dos diversos pólos reúnem-se em Roma para selecionar os projetos a apoiar no ano seguinte. Em 2009, nasce o pólo Harambee Portugal e em 2012 é formalmente constituída a Associação Harambee África Portugal (HAP) .

O Harambee é então uma Instituição Internacional, que atua nas áreas da saúde e da educação e que tem a missão de ajudar África a ajudar-se e comunicar África, e existe para:

  • reunir fundos para ajudar os africanos a construírem o seu próprio futuro;

  • criar e difundir um olhar positivo sobre África.

Para além disso, financia projetos educativos nos países da África subsaariana, com o objetivo de apoiar e capacitar jovens e adultos, orientando-os para desempenhos profissionais independentes. A recolha dos fundos para o financiamento é conseguida junto de pessoas capazes de compreender o efeito multiplicador dos seus contributos. Mais do que recorrer a subsídios institucionais, o Harambee pretende estabelecer uma ligação entre quem dá e quem recebe. Esta Instituição pretende também dar a conhecer a África subsariana para além dos estereótipos da fome, da guerra ou da corrupção, mostrando a vida normal e as ambições dos africanos que querem melhorar a sua comunidade e o seu país, para dar um futuro melhor aos seus filhos .

bottom of page